segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sida, o Virus da Imunodeficiência Humana

Informações essenciais que te ajudam a proteger do vírus que mais nos assusta
Certamente que já ouviste falar dezenas de vezes sobre o síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA), do poder destrutivo do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e dos riscos do sexo desprotegido, a mais importante forma de transmissão deste vírus.
Na última década, a par dos avanços da medicina no tratamento desta infecção, foram desenvolvidas inúmeras campanhas na perspectiva de educar para prevenir. Mas, a verdade é que há ainda quem acredite que a SIDA é uma doença ligada à prostituição, toxicodependência ou homossexualidade. Nada mais errado. «A epidemia da SIDA», revela a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/SIDA, «mostrou que todos têm de se prevenir: homens, mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos independentemente da cor, raça, situação económica ou orientação sexual.» Em Portugal, o ano passado, revela a mesma fonte, registou-se um aumento do número de casos de transmissão heterossexual e um menor número de casos associados à toxicodependência.
Porque a informação é a primeira arma contra esta ameaça, com base em dados fornecidos por especialistas em virologia e divulgados por entidades de referência nacionais e internacionais na luta contra a SIDA, respondemos às dúvidas mais comuns e desmistificamos ideias erradas que ainda persistem ao fim de duas décadas de informação e sensibilização. Lê o que se segue e protege a tua vida.

O que é o VIH?

«A infecção causada pelo vírus do VIH é uma doença provocada por um ou dois vírus que progressivamente destroem glóbulos brancos chamados linfócitos, causando a síndroma da imunodeficiência adquirida (SIDA) e outras doenças derivadas de uma imunidade deficiente», explicam os especialistas Jorge Atouguia e Luís Távora Tavira, na obra «Infecções Sexualmente Transmissíveis». Através da eliminação das células que reconhecem os agentes infecciosos que atacam o organismo (células CD4), o VIH vai enfraquecer o sistema imunitário, o nosso sistema natural de defesa. Com um sistema imunitário debilitado, o organismo não tem capacidade de resposta para a agressão desses agentes, desenvolvendo assim infecções e doenças. «A SIDA corresponde ao estádio final da infecção por VIH.


Como é o vírus transmitido?

Segundo o Portal da Saúde, o site do Ministério da Saúde, «a transmissão sexual é a principal via de transmissão em todo o mundo».
  •  Nas relações sexuais desprotegidas (anal, vaginal ou oral), ou seja sem recurso ao preservativo, há uma grande probabilidade do vírus ser transmitido através das secreções sexuais.
  • No sexo oral, revela a mesma fonte, o risco é maior quando existem úlceras, gengivas inflamadas, garganta irritada ou gengivas a sangrar após escovagem dos dentes ou o uso do fio dentário.
  • O risco de contrair o vírus pela via sexual aumenta em pessoas com múltiplos parceiros sexuais e já infectadas por doenças sexualmente transmissíveis (DST), alerta o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
  • Outra via de transmissão é o contacto com sangue infectado através da partilha de seringas, agulhas, escova de dentes, lâminas de barbear ou material cortante. Recomenda-se ainda que não sejam partilhados outros objectos cortantes em que exista sangue infectado, como piercings ou objectos de manicura.
  • O VIH pode ser também transmitido de mãe para filho durante a gravidez ou no parto, através do sangue ou de secreções vaginais, assim como através do leite materno.


Sem comentários:

Enviar um comentário