domingo, 16 de outubro de 2011

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. E propomos algumas reflexões. Por um lado, não é demais recordar que, mesmo sendo uma das necessidades básicas de qualquer ser humano, a alimentação não é uma garantia para todos. Basta pensar que enquanto estamos aqui a falar de comida, há no mundo, segundo o FAO( Food and Agriculture Organization of the United Nations), um bilião de pessoas a sofrer de desnutrição. Um facto que nos deve fazer pensar!
 Por outro lado, é importante lembrar que o facto de vivermos numa zona do planeta com acesso fácil à comida, não significa que nos alimentemos bem. Nos países desenvolvidos é muito frequente encontrarmos pessoas com disturbios alimentares que, muitas vezes, resultam em doenças.
Daqui, ser este dia importante para nos lembrarmos daqueles que morrem por falta de alimento e água, mas também do modo como nos alimentamos.
Deixamos aqui algumas sugestões para uma alimentação saudável, retiradas daqui
Completa – Devem-se ingerir ao longo do nosso dia alimentos de todos os grupos.
Variada – Dentro de cada grupo devemos variar os alimentos ingeridos ao longo do dia.
Equilibrada – Devem-se respeitar as porções diárias recomendadas e as quantidades de equivalentes indicados.
A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos alimentares. Estes estão divididos de acordo com a sua proporcionalidade, sendo que no centro se encontra a água uma vez que todos os alimentos são constituídos por este elemento e mais de 60% do nosso organismo é água, pelo que um dos objectivos é também alertar para o seu consumo em natureza.

Dá uma olhadela a este video da Associação Portuguesa de Dietistas:

Sem comentários:

Enviar um comentário