quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Luta contra a Sida











"Ainda hoje muitas pessoas acreditam que a SIDA é uma doença restrita aos chamados grupos de risco, como as pessoas que se prostituem ou os homossexuais. Mas a epidemia da SIDA mostrou que todos têm de se prevenir: homens e mulheres, casados ou solteiros, jovens e idosos, todos, independente de cor, raça, situação económica ou orientação sexual.
Para se prevenir da SIDA, você deve usar correctamente o preservativo nas relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a SIDA se transmita de mãe para filho, todas as grávidas devem consultar o seu médico o mais cedo possível e fazer o teste da SIDA.
As IST podem trazer sérios problemas de saúde e ainda aumentam 18 vezes a possibilidade de contrair o VIH. Por isso, a prevenção das IST é muito importante." in Coordenação Nacional para a Infecção VIH/Sida
A Sida é, ainda uma doença aterradora particularmente porque ainda não tem cura.  Apesar desta constatação, a UNAIDS, o Programa da Onu para o HIV, entre 2001 e 2009, os números de infecções diminuíram cerca de 25%, o que é um indicador positivo. Mas muito caminho está, ainda por fazer, particularmente no que se refere à prevenção, adoptando, cada um de nós, comportamentos responsáveis.
Está nas tuas mãos, com o teu comportamento responsável, não seres um elo de continuidade desta epidemia. 
Sê responsável! Dá a mão à Vida
 

Sem comentários:

Enviar um comentário